Acompanhe as atividades do IRELGOV nas redes sociais:

Edição nº 1 - ANO 2
Maio de 2015

EDITORIAL
Saiba sobre os próximos passos do IRELGOV.
INAUGURAÇÃO DO IRELGOV
Veja o que aconteceu na inauguração do IRELGOV.
ARTIGOS
COMITÊ JURÍDICO
Conheça as atividades do Comitê Jurídico.

PARTICIPE DO NOSSO
PRÓXIMO CAFÉ DA MANHÃ

Data: 21 de maio, quinta-feira, às 8h30

Local: Trench Rossi & Watanabe
Endereço: R. Arquiteto Olavo Redig de Campos, 105 – 31º andar - Edifício EZ Towers Torre A.
Observação: Este prédio está situado em uma rua que é a continuação da Chucri Zaidan. Ele fica 500 metros após o Shopping Morumbi.

Palestrante Convidado: Miguel Jorge
Miguel João Jorge Filho é um jornalista e executivo brasileiro. Entre 2007 e 2010 foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Governo Lula.

EDITORIAL

O ano de 2015 começou com o lançamento oficial do IRELGOV no mês de março, em São Paulo. O evento, realizado na sede do Insper, contou com a presença de mais de 250 profissionais de relações governamentais, empresários, acadêmicos e representantes de governo.

Nos últimos meses, o Conselho do IRELGOV tem se reunido, individualmente, com alguns desses profissionais, além de realizar encontros com empresas, entidades e associações como Insper, ABRIG, Aberje, IEL, IBGC, dentre outras, visando discutir as bases do planejamento estratégico do Instituto para os próximos dois anos.

Nossas mais recentes iniciativas e deliberações procuram colocar em prática a Carta de Princípios do IRELGOV: Voltaremos a promover cafés da manhã mensais com profissionais do setor. Agende-se para o dia 21 de maio, quando teremos um bate papo com o ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Estamos planejando ainda um café da manhã em Brasília para o mês de junho.

Agora em maio, começaremos a realizar, junto com a nossa parceira Fundamento, encontros de relacionamento com jornalistas que cobrem o setor, visando mostrar o papel do profissional de relações governamentais e sua importância nas empresas e na própria sociedade, uma vez que a profissão é legítima e legal, além de obedecer códigos de conduta e de ética. Ainda com a Fundamento, no pilar Reputação, estamos em fase do desenvolvimento do questionário para a realização da pesquisa de reputação junto a presidentes de empresas e profissionais de relações governamentais.

Já, no pilar Educação, a parceria com o Insper continua.

O IRELGOV e o Insper farão um levantamento de iniciativas práticas de relações governamentais realizadas no Brasil que podem se transformar em estudos de caso. Para isso, gostaríamos de convidar os associados e seus contatos a indicarem empresas e associações dispostas a divulgar, dentro de seus limites de confidencialidade, informações sobre projetos pautados em estratégias de relações governamentais cuja implementação trouxe benefícios à sociedade brasileira. A elaboração de estudos de caso sobre estratégias de relações governamentais nos ajudará a formar novos profissionais e mostrará à sociedade a importância desta área dentro das organizações. Empresas ou associações interessadas em participar podem entrar em contato com o IRELGOV pelo e-mail irelgov@irelgov.com.br.

Vale lembrar que a parceria com o Insper oferece desconto aos associados do IRELGOV no curso de educação executiva Relações Governamentais no Brasil.

Em tempo:

  • O comitê Jurídico anda de vento em popa. Mais detalhes no artigo de Viviane Vieira.
  • Está sendo criado o comitê Financeiro, que será responsável pelo controle de caixa e auditoria interna do IRELGOV. Voluntarie-se pelo e-mail: irelgov@irelgov.com.br.
  • Os comitês de Comunicação e de Relações Institucionais estão sendo revistos e em breve teremos novidades.

Finalmente, estamos aptos a dar início às associações de pessoas físicas e jurídicas ao IRELGOV. Em breve será enviado um convite para confirmar a sua associação para o ano de 2015.

Esperamos revê-lo(a) em nossas próximas atividades.

Participe. Você é fundamental para a construção desta história de sucesso.

Conselho Executivo IRELGOV

Boa Leitura!

EXPEDIENTE #01
ANO 2 - MAIO DE 2015

NEWSLetter é uma publicação do Instituto de Relações Governamentais.
Rua Tenerife, 31 - bloco A – 4º andar - S17
Vila Olímpia – São Paulo – SP
CEP: 04548-040 | Fone: +55 11 3847 8923
E-mail: irelgov@irelgov.com.br

Guilherme Athia

Kelly Aguilar

Cinthia Battilani

Larissa Wachholz

Silene Moneta

Valeria Café

Viviane Vieira

Criação e Editoração:
Percepção Comunicação Empresarial

VEJA O QUE ACONTECEU NA INAUGURAÇÃO DO IRELGOV

Em março, o Instituto de Relações Governamentais – IRELGOV comemorou o início oficial de suas atividades com evento no Insper, instituto parceiro da entidade. Na ocasião, os especialistas Milton Seligman, Sérgio Lazzarini e Christian Lohbauer participaram de um debate sobre o cenário político-econômico brasileiro, mediado por Maria Cristina Fernandes, jornalista e mestre em Política Comparada e Política Latino-Americana.

“Em um momento em que a ética e a transparência são temas recorrentes nas mais variadas discussões, lançamos o IRELGOV para mostrar a importância do profissional de relações governamentais, que defende os legítimos interesses das empresas para as quais trabalham, da sociedade e do governo”, afirma Kelly Aguilar, presidente do IRELGOV.

No encontro, Sérgio Lazzarini, professor titular do Insper e PhD em Administração, concluiu que, embora o Brasil esteja passando por uma crise econômica, política e ética, o momento é de aproximação entre os setores privado e público. “Em um cenário de baixo crescimento, estreitar o relacionamento com o governo é estratégico para quem quiser compartilhar do próximo boom de desenvolvimento”, indica Lazzarini. Também participou da discussão Milton Seligman, ex-Secretário-Executivo e Ministro Interino do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que ressaltou a necessidade de construir relações de longo prazo com o governo. “É preciso pensar na sustentabilidade das relações entre empresa e governo, mesmo que isso signifique dizer não em algumas situações”.

Já, o deputado federal e Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, ressaltou a importância do protagonismo do Instituto na discussão acerca da necessidade de estabelecer transparência nas relações entre os setores público e privado.

O IRELGOV foi criado por executivos de grandes empresas para elevar o grau de profissionalismo, competência e padrões éticos do profissional de Relações Governamentais, além de ser um think tank para o setor. Com a assinatura “Dialogar para transformar” e calcado nos princípios de Legitimidade, Legalidade, Transparência e Boas Práticas, o Instituto espera fazer diferença no panorama nacional ao estimular o conhecimento e o agir ético e responsável de seus integrantes.

Confira as fotos do evento no site

ARTIGOS:

Procedimentos formais e informais para votação de proposições em regime de urgência nas Casas Legislativas

Milena Oliveira, sócias-fundadora do IRELGOV, escreveu este artigo para apresentar aos colegas e demais interessados dois tipos de urgência que são efetivamente aplicados no âmbito do Poder Legislativo. O primeiro é a urgência a requerimento prevista nos Regimentos internos da Câmara e do Senado. Os outros artigos serão publicados nas próximas edições desta NEWSletter

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

Lobby - A essência da democracia

Marcos Lobo de Freitas Levy, advogado, sócio do escritório A. Lopes Muniz Advogados Associados, escreveu artigo sobre o Lobby e como essa atividade é a essência da democracia. Em sua análise, o autor demonstra como o exercício do lobby é fundamental para a existência da verdadeira democracia, já que o exercício do poder deve resultar sempre ou de consenso, ou da vontade da maioria.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

CONHEÇA AS ATIVIDADES
DO COMITÊ JURÍDICO

O Comitê Jurídico do IRELGOV iniciou suas atividades em 3 de novembro de 2014 com o objetivo de auxiliar o Instituto na consecução de seus objetivos sociais por meio da observância do Estatuto e cumprimento de suas diretrizes, adoção de políticas internas pautadas na legalidade e legitimidade, bem como difundir uma cultura de compliance. Além disso, o Comitê também tem por meta desenvolver discussões legislativas, analisando seus impactos nas relações governamentais e promover a gestão jurídica de todos os temas ligados ao Instituto.

Os profissionais participantes do Comitê são de diversos setores e profissões, pois nossos trabalhos não se restringem às questões jurídicas.

Até o presente momento, o Comitê Jurídico já elaborou os Termos de Uso e Política de Privacidade, bem como realizou a análise, revisão e elaboração de contratos e termos. Atualmente, dialoga e delibera sobre o Código de Compliance, Política de Parcerias e Trabalho ProBono.

Contamos com o apoio de doze profissionais, que são: Ariela Simoni, Aylla Kipper, Antônio Gonçalves, Edilson Uiechi, Eriça Tomimaru, Fernando Bueno, Guilherme Reis, Lucas Pires, Luis Madella, Paula Leite, Pedro Gonçalves, Vander Giordano e Viviane Vieira.

O associado que queira participar deve encaminhar a sua solicitação para vivianeavieira@yahoo.com.br. A associação ao IRELGOV é obrigatória para a participação no Comitê Jurídico.

Nossos trabalhos estão evoluindo a passos firmes em prol do desenvolvimento do IRELGOV. Participe, sua colaboração e ideias são bem vindas.

Sobre a autora:
Viviane Vieira Pereira Frugis é advogada há 19 anos, com especialização em Direito Civil pelo Mackenzie e educação executiva em Relações Governamentais pelo Insper. Membro da OAB pela seccional do Estado de São Paulo e Goiás e integrante da Comissão de Processo Legislativo e Politicas Publicas da OAB/GO. É líder do Comitê Jurídico, sócia-fundadora e membro do Conselho Deliberativo do IRELGOV.